sexta-feira, 29 de outubro de 2010

3 Anos do Clodoveu!!!

Vocês são demais é um orgulho ser vosso professor, valeu pela participação no blog.Próxima aula vamos falar sobre sexualidade responsavél, até lá!!!

Pessoal

Pessoal do 1C ( Clodoveu), valeu pela participação!!!Um abraço.

Nosssssaaaaa!!!!

Galera,tirando os "pé no saco" que acha tudo ruim, o resto da galera entendeu o propósito do blog e tá mandando ver.É isso aí.Quem não postou ainda corre atrás.Se tiver algum dúvida é só me perguntar na aula.Valeu!!!

sábado, 16 de outubro de 2010

Aborto, Eutanásia, Clonagem Humana... o bicho vai pegar!!!


A campanha eleitoral para presidente foi para o segundo turno e para quem acompanhou ou esta acompanhando viu que há um tema novo: o aborto.Esse é um tema que desperta paixões.Há quem defenda o direito da mulher de decidir seu futuro, se quer ou não abortar.Um outro argumento de quem defende é que é uma questão de saúde pública, ou seja, tem muitas mulheres fazendo aborto em lugares impróprios e morrendo, por tanto deve-se discriminalizar o aborto e atender essas mulheres em hospitais, lá elas poderão fazer os abortos com tranquilidade e tendo acompanhamento médico.
Os que se posicionam de forma contrária ao aborto e sua discriminalização, dizem que a vida não pertence a nós e portanto não cabe a nós decidir quem vivi e quem morre.Defendem a vida em toda a sua plenitude, ou seja, do inicio da gestação à morte.E dizem que não é uma questão religiosa, é uma questão natural.A natureza tem seu processo e não cabe ao homem interferir.
Essa é uma questão para a Bioética.O que é Bioética? " Lá vem o professor Edivan com esse papo de ética dinovo!!!´´, diria um aluno bem interressado nas aulas.Mas vocês vão gostar, vamos lá!


Bioética é um neologismo construído a partir das palavras gregas bios (vida) + ethos (relativo à ética). Bioética é o estudo trasdiciplinar entre biologia, medicina, filosofia(ética) e direito que investiga as condições necessárias para uma administração responsável da vida humana, animal e responsabilidade ambiental. Considera, portanto, questões onde não existe consenso moral como a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, os trasgênicos, e as pesquisas com células tronco bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e suas aplicações.As diretrizes filosóficas dessa área começaram a consolidar-se após a tragédia do
holocausto da Segunda Guerra Mundial, quando o mundo ocidental, chocado com as práticas abusivas de médicos nazistas em nome da ciência, cria um código para limitar os estudos relacionados. Formula-se aí também a idéia que a ciência não é mais importante que o homem. O progresso técnico deve ser controlado para acompanhar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter no mundo e na sociedade para que as novas descobertas e suas aplicações não fiquem sujeitas a todo tipo de interesse.
O papel da bioética e pensar as relações do homem com a vida e o meio onde ele vive.A Bioética procura pensar sobre os valore sque temos em relação aos temas levantados por ela: a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, os trasgênicos, e as pesquisas com células tronco.
 
E você, tem convicções formadas sobre esses temas? Que tal iniciarmos uma discussão inteligente sobre eles? Vamos lá!!!
1- Qual sua opinião acerca do Aborto ?
Você é a favor ou contra, por quê? Se é a favor em quais circustâncias? Apresente seus argumentos, vamos lá!!!
2- E a eutanásia o que pensa sobre? É a favor, porque? Por que não se vai aliviar o sofrimento das pessoas? Alivia mesmo, e quem fica ( os parentes ), ficam aliviados mesmo?E a dor na consciência. A eutanásia é para livrar o paciente da dor ou para se livrar do paciente? 
3- Clonagem humana, o acha? Você gostaria de ver outro de você andando por aí, fazendo as coisas no seu lugar?
4- Segundo a religião católica o ser humano é criado por Deus e Dele recebe a Alma na hora da fecundação. Você acredita nisso? Se acredita responda: uma pessoas clonada ou que foi fertilizada in vitro, possui alma?
5-Com relação a essas questões: clonagem, aborto, fertilização in vitro,eutanásia, você prefere confiar na ciência ou em otros valores como a religião?

Apresente seus argumentos com base racional e não baseado em achismos e sentimentos.Apresente argumentos claros e respeite as argumentacões dos outros. 
Só os sábios são capazes de viver segundo as suas convicções e ao mesmo tempo respeitar as dos outros.A filosofia existe para isso: formarmos as nossas convicções, nos livramos dos achismos e opiniões e passarmos a sermos nós mesmos com nossos defeitos e qualidades, e ao mesmo tempo respeitarmos os outros como eles são, com suas crenças e valores, defeitos e qualidades, ou sela, igual a nós. 


Pobreza, Educação e Política só coisa " ruim" vichiiii!!!!

Política,Educação e Pobreza, existe alguma ligação entre essas coisas?


No bimestre passado vimos o que é política e o quanto ela determina a nossa vida.Vimos que no fundo todos somos políticos e que os rumos da cidade, do estado e do país pertencem a nós que escolhemos pessoas para agir em nosso nome.Nesse bimestre vamos analisar as consequências de nossas escolhas.Como um simples ato, o de votar , muda as nossas vidas- para melhor ou não.
As cidades ( Monte Alegre Serra Negra, São Paulo...), os estados ( São Paulo, Minas... e o país ( Brasil )são as representacões do Estado, que por sua vez é uma convenção, um acordo, que reune todos os cidadãos em torno das mesmas idéias, valores e leis.O Estado é governado pelas pessoas que escolhemos nas eleicões.O Estado sobrevive graças aos impostos e contribuicões de seus cidadãos.Esses recursos estão presentes em todos os produtos e serviços que consumimos e em todas as transacões comerciais existentes dentro da sociedade.Os recursos são administrados por nós,através de nossos representantes.
Por isso o nosso papel é participar ativamente da administração desses recursos.A isso da-se o nome de participação política.Há várias formas de se fazer isso: participando das reuniões das câmaras municipais, enviando emails periodicamente para os nossos representantes, entrando nos sites das câmaras federais e estaduais para ver as leis que estão sendo discutidas.Outra forma de participar é se manter informado é através de bons jornais e revistas, tomando sempre o cuidado de não acreditar em tudo que se ouve e se lê. Os jornais, revistas, e redes de televisão tem suas opções e escolhas, nem sempre o que se vê e se lê corresponde a verdade, o segredo é ter senso crítico e procurar vários meios de comunicação.Além disso a Internet é a melhor forma de se informar.Outra forma de participação política são as ongs, os grêmios estudantis e as associações de bairros.O que não falta são formas de acompanhar o que os nossos representantes estão fazendo.
A participação política da sociedade define os rumos que ela vai tomar.Se deixamos os nossos representantes fazem o que eles querem não nos cabe reclamar depois.É como o dono de uma empresa, de uma loja que não acompanha seu andamento e quando o negócio vai a falência ele começa a reclamar.
Será que tudo que lemos acima tem haver com a educação e a pobreza? Um amigo diz que cada povo tem a vida que merece.Cada um é aquilo que escolhe ser.Claro que isso é um exagero.Existem situações que as pessoas passam que não foram escolhas delas.Em algumas sociedades a desigualdade social não é culpa das pessoas.Porém, esse pensamento deve nos alertar para as escolhas que fazemos, tanto em relação à política, quanto a nossa vida pessoal.Vamos analisar o caso do Brasil e ver a relação que há entre educação, pobreza e política.
O Brasil é um país em que a desigualdade social é marcante- desigualdade social é o desequilíbrio na distribuição da renda, uns tem muito, outros pouco, alguns quase nada.Por que isso ocorre? Há várias formas de explicar isso, mas nós, ao invés de ficarmos procurando culpados temos que procurar formas de superar isso. É essa a proposta desse bimestre: procurar formas de vencer esse processo de desigualdade social. E a primeira forma de fazer isso é cada um fazendo a sua parte, vamos procurar entender isso.
A sociedade é formada por pessoas.A sociedade em sí não existe, o que existe são as pessoas.Então,para que a sociedade se modifique, cada pessoa tem que se modificar e, na medida do possivél, com seu exemplo, tentar modificar o meio onde ele vive.Esta provado que as mudanças verdadeiras são aquelas que ocorrem dentro de nós.Não há mudança verdadeira quando ela é forçada e feita no impulso ou por que ´´ todo mundo faz".
No caso concreto da desigualdade social, ela só deixará de existir quando cada um, cada pessoa em particular, tomar consciência de seu papel social, ou seja, quando cada um participar de forma ativa e consciente da vida política de seu bairro, sua cidade, seu estado, do país.Enquanto houver pessoas que acreditam em tudo que a televisão e os jornais dizem, sem procurar saber a verdade.Enquanto houver pessoas que votam nos Tiriricas da vida.Enquanto as pessoas acharem que é só votar e esperar no seu sofá que todas as coisas acontecerão, a desigualdade social existirá.Então a primeira coisas a fazer é participar ativamente do processo político.É atravez da política que os recursos para as áreas estruturais da sociedade a saber: saúde, educação, segurança, meio ambiente, emprego..., são liberados.
São os nossos representantes que decidem o que fazer com o dinheiro dos impostos que pagamos, ou seja, se nós não acompanhamos o que eles fazem, eles se acham no direito de decidirem da forma que quiserem.E depois não adianta reclamar, fomos nós que deixamos o nosso dinheiro nas mãos deles.O problema da pobreza pode ser resolvido quando os recursos públicos forem bem invertidos permitindo o acesso de todos a bens materiais e culturais, sem os quais o ser humano não consegue viver de forma digna.
Continuando na linha de que a sociedade somos nós e as mudanças acontecem de forma individual e interna, a desigualdade social, e por conseguinte a pobreza, só será erradicada com educação.Como foi dito acima a participação política permite acompanhar a distribuição dos recursos públicos e a boa distribuição desses recursos permite o acesso aos bens materiais e culturais.Entretanto não haverá participação política e nem acesso a bens culturais e materiais sem haver educação de qualidade.É só há educação de qualidade com investimento correto no setor.
Mas, por maior qualidade que a educação tiver, se as pessoas de forma concreta não a buscarem nada mudará.Haverá sempre os ricos e os pobres.Enquanto as pessoas não virem que a educação é a forma que elas tem de serem pessoas melhores e de transformarem suas vidas, as coisas continuarão como estão.Não haverá mudança enquanto os alunos vierem a escola só para passar de ano, para responderem a chamada, para copiarem textos e receberem o visto; isso qualquer topeira faz.O que se tem de fazer é vir a escola aprender.É procurar na Internet não só as redes sociais- que são boas , mas também os sites de cultura, política e educação.É deixar de assistir novelas e programas que denigrem a imagem do ser humano e que só servem para vender produtos fúteis e transformarem pessoas em outdoor ambulantes fazendo anúncio, de graça, para marcas que em sí não são nada, só nome.É isso que programas como pânico na tv, cidade alerta, marcia, e outros fazem com as pessoas.
O que procurei fazer nesse texto foi mostrar que a pobreza e a desigualdade social podem ser vencidas desde que as pessoas de forma consciente e concreta, procurem mudar suas atitudes em relação à educação e a política.Essas duas coisas estão intimamente ligadas a questão da pobreza.Onde há ignorância há pobreza. Onde há educação há cultura, valores e dignidade, pensem nisso!

Virtudes e Felicidade em Aristóteles

Felicidade e Virtude em Aristóteles Como, ao que parece, há muitos fins e podemos buscar alguns em vista de outros: por exemplo, a ...