quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Avaliação Cultural

Avaliação Cultural


1.        Qual o seu programa de TV favorito? O que esse programa tem de bom? O que ele te acrescenta?
2.        Qual o tipo de música que você mais ouve?
3.        Qual o seu cantor favorito (a)?
4.        Atualmente qual a música que você mais escuta?
5.        Qual a radio que você mais ouve?
6.        O que você acha de músicas que se utilizam do sexo, violência e apologia a drogas e ao crime como tema?
7.        Qual o tipo de filme que você mais gosta?
8.        Você costuma ir ao cinema? Qual o ultimo filme que você assistiu?
9.        Pipoca e refrigerante combinam com cinema, porque ?
10.     Qual a sua opinião acerca de programas de TV que se utilizam de sexo, violência e baixaria para obterem audiência? Você assiste algum programa desses?
11.     Para você, qual o principal objetivo dos meios de comunicação ( TV, radio, jornais...), informar, entreter ou ganhar dinheiro com as propagandas de produtos ?
12.     Para você, os meios de comunicação manipulam as notícias? Para melhor responder a questão anterior , pesquisem na internet os seguintes temas: A relação entre a rede globo e o ex-presidente Fernando Collor e a manipulação do debate eleitoral entre Collor e Lula em 1989. E a relação entre a revista veja e o bicheiro Carlinhos Cachoeira. O objetivo é verificar se, nesses casos houve manipulação da mídia.
13.     Os programas que você assiste, as músicas que você ouve, são escolhidos livremente por você ou, você se deixa levar pelo que a maioria ouve e vê?
14.     Você costuma compras os produtos que vê nas propagandas veiculadas nos meios de comunicação?
15.     O que você acha das pessoas que compram produtos só de marca ou que são anunciados por pessoas famosas? Você compraria um produto de marca desconhecida ou que não apareça na TV, mas que tenha a mesma qualidade do produto de marca?
16.     Qual foi a ultima vez que você ao museu?
17.     Quantos livros você já leu, qual foi o ultimo?
18.     Você já foi a alguma exposição de arte, qual foi a ultima?
19.     Já foi ao teatro, qual a ultima vez, qual peça assistiu?
20.     Quanto tempo em media você fica na internet? O que você mais acessa?
21.     Você concorda com a frase: “Nos somos o que lemos, assistimos e ouvimos”. Justifique sua resposta.
22.     O que você anda ouvindo, vendo e lendo tem qualidade, tem te tornado uma pessoa, um aluno, um filho... melhor?
23.     Depois de responder a essas questões, você acha que o seu nível cultural é bom, o que precisa melhorar? Comente sua resposta num texto dissertativo com 20 linhas.


Política: Pesquisa de Campo

Política para quê?

Política; essa é uma palavra que a maioria dos jovens, e dos adultos também, nem querem ouvir falar. Isso é em certa parte compreensível, afinal a mídia nos trás sempre as mazelas que os políticos nos causam e parece que só tem gente querendo levar vantagem pessoal, ao invés de servir o povo e melhorar a vida das pessoas. Mas antes de fazer um julgamento incorreto acerca do que seja política, você sabe o que ela é e para que serve? Já parou para pensar como ela surgiu? É o que vamos estudar a partir de agora.
Política vem do grego pólis que significa cidade. Logo, a política diz respeito às coisas da cidade. E quem vive na cidade são pessoas que juntas formam o que chamamos de sociedade. Ou seja, a sociedade é um grupo ou vários grupos que vivem juntos numa polis (cidade).
Política e o poder
A política é a arte de administrar poderes. Poder é ter a capacidade, a força para fazer algo. Na vida em sociedade todos temos poder. O médico tem o poder de curar as doenças, o professor tem o poder de lecionar, ensinar; o aluno tem o poder de apreender, os pais têm o poder de educar os filhos. Mas esses poderes trazem consigo responsabilidades. Quando o poder é exercido de forma irresponsável as pessoas e, toda a sociedade sofre.
Na vida social quando as pessoas não utilizam de forma responsável e racional seus poderes há um desequilíbrio de forças. O mais forte pode roubar, matar, extorquir, oprimir o mais fraco. É o que chamamos de injustiça. Para que isso não ocorra existe a política.
É através dela que a sociedade equilibra as forças entre os seus membros. Como isso ocorre?
As pessoas juntas elaboram regras para toda a cidade. Regras que todos têm que cumprir. O objetivo dessas regras é atender as necessidades de todos os membros da sociedade. Fazendo com que não aja injustiça e desequilíbrio entre os cidadãos. A política equilibra as forças. Faz com que as pessoas exerçam com responsabilidade seus poderes.

A política diz respeito a todos nós

Aristóteles (382- 324 a.C) filosofo grego, dizia que o ser humano é um animal político por natureza. Dizia isso porque entendia a política como a arte de viver junto. Para Aristóteles o ser humano nasceu para viver em sociedade. E é na sociedade que ele encontra tudo que precisa para ser feliz, que é o fim último do homem. Portanto, a política como arte de viver junto, diz respeito a todos nós.
Todos nós somos políticos, porque todos nós exercemos sobre os outros poderes .Nós influenciamos a vida dos outros e os outros influenciam a nossa vida. Uma definição prática para o que política é a seguinte: Política é a forma racional que os homens têm de organizar a vida social.
Há uma relação intima entre política, ética e virtude. Não há como viver em sociedade sem virtudes, sem buscar e desejar o bem, bem esse que não são os materiais e sim os da alma, aqueles que nos tornam pessoas melhor, ou seja, os valores morais. Se somos virtuosos, somos também éticos. Porque não há virtude sem ética, ou seja, sem busca o bem do outro, o bem da sociedade como um todo. E, se somos éticos, somos também políticos, porque exercemos o nosso poder de forma responsável e equilibrada.

Política e formas de governar a sociedade ( Estado )
Antes de falar em formas de governo é importante entender o que é o Estado. O Estado nada mais é que a figura abstrata, jurídica da sociedade. Ele existe na forma de leis e normas que regem a vida social: o Brasil é um Estado. Estado brasileiro é uma república democrática presidencialista. Vamos entender melhor o que isso significa?
Governar significa administrar, reger, dirigir algo, ter autoridade sobre. A sociedade, a pólis, precisa ser governada, e ao longo do tempo surgiram várias formas de governar a cidade, a sociedade. Dentre elas destacam-se: A aristocracia, onde os melhores governam; A timocracia, onde os mais ricos governam; A teocracia, onde os governantes são representantes divinos; A Monarquia, onde um monarca ( rei ) governa; Despotismo onde um homem comum governa sozinho; Republica onde o povo, através da democracia escolhe o governante. Como o Brasil é uma republica democrática, nós vamos entender um pouco o que é, como ocorre essa forma de governar.
Republica vem do latin = Res Publica ou Coisa Publica, que é de todos, pertence a todos. Seus governantes são escolhidos através da democracia que significa poder para o povo. A democracia é exercida de várias formas, uma delas é a escolha de representantes para governar a sociedade. Esses representantes, como o próprio nome diz, governam em nosso nome, as decisões deles são decisões nossas também. Nós somos responsáveis por todas as atitudes deles. Portanto, se faz necessário pensar bem antes de votar em alguém. Esse alguém será como nós mesmos.
Se somos éticos, virtuosos, e bons políticos, devemos escolher nossos representantes tendo como base esses requisitos. Não adianta votar em qualquer um, a não ser que você seja qualquer um também. Afinal, ladrão, corrupto, desonesto, vota em ladrão... Os políticos que temos mostram quem somos. Se somos honestos e éticos, votamos em gente honesta e ética. Se não somos, votamos em qualquer um, sem pesquisar a vida do candidato, sem saber a que partido pertence. Sem saber quais as propostas. Sempre com a velha desculpa de que todos são iguais e que todos roubam.
Isso é mentira. Assim como existem bons e maus professores, alunos, médicos, pedreiros, vendedores etc., Existem bons e maus políticos. O que falta é um pouco de consciência e inteligência, isso no Brasil poucos tem, por isso é mais fácil se esconder atrás das velhas desculpas esfarrapadas. As desculpas, são a melhor forma de disfarçar a ignorância. É mais fácil se esconder do que participar. E depois, é só colocar a culpa nos maus políticos que nós mesmos elegemos. Quem não participa da vida política do pais não tem o direito de reclamar. Vocês que um dia vai votar e os que já votam pensem nisso. 

Reflexões sobre Filosofia Política

1-O que é política?
4-O que é poder e qual sua ligação com a política?
87-Qual a relação entre virtude, ética e política?
48- Quais as principais formas de governo, e, se você pudesse escolher qual seria a melhor? Explique-se.
34- O Brasil viveu entre 1964 e 1987 um regime de governo em que as pessoas não podiam influenciar nas decisões, qual regime era esse? Qual a sua opinião sobre essa forma de governo?
90- Depois dessa fase o Brasil entrou na democracia. O que é a democracia? Como ela funciona? Essa é a melhor forma de governo? Justifique sua resposta.
76- “Na vida social quando as pessoas não utilizam de forma responsável e racional seus poderes há um desequilíbrio de forças. O mais forte pode roubar matar, extorquir, oprimir o mais fraco. É o que chamamos de injustiça. Para que isso não ocorra existe a política”. A partir dessa parte do texto, faça a seguinte reflexão: Afinal, para que serve a política e porque todos a acham uma coisa ruim? Justifique sua resposta em 4 parágrafos.
5- “Todos nós somos políticos, porque todos nós exercemos sobre os outros poderes. Nós influenciamos a vida dos outros e os outros influenciam a nossa vida...” Diante disso, como os outros influenciam a sua vida e como você influencia a vida dos outros? Justifique sua resposta com um exemplo.
13-“A política é a forma racional que os homens têm de organizar a vida social”.Com base nisso, responda as seguintes provocações:
a-Como você reagiria diante de um vizinho que ouve música alta?
b- Ao chegar a um hospital e não encontrar um médico que o atenda, qual a sua reação?
c- Ao ver que a praça de seu bairro esta sem iluminação, tomada pelo mato e suja, o que você faz?
45- O voto é somente uma das formas de exercer a democracia, quais são as outras? Explique.
88- “A política equilibra as forças. Faz com que as pessoas exerçam com responsabilidade seus poderes”. Vimos que não há política sem ética, ou seja, sem a busca do bem comum, sem valores morais. Diante disso, qual a relação entre política, ética e a educação na formação de um país mais justa? Justifique sua resposta em 20 linhas.

Pesquisa de campo

23- Responda as seguintes questões e faça uma pesquisa sobre:
23.1- Em quem você votou para: Presidente, Governador, Prefeito, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual, Vereador.
23.2- De que forma você acompanha o mandato dessas pessoas?
23.3- Você sabia que esses políticos agem em seu nome, ou seja, o que eles fazem é responsabilidade sua também?
23.4-Com base no que você vê na mídia, qual a sua impressão sobre os políticos?
23.5- Você se considera um político? Justifique-se.
23.6- Você sabia que todas as redes de televisão são de políticos que exercem o poder ou os que não são políticos são amigos dos governantes, o que você acha disso?
23.7-Você acha que a mídia mostra a verdade sobre o que é política ou ela manipula as informações?

 













   

Virtudes e Felicidade em Aristóteles

Felicidade e Virtude em Aristóteles Como, ao que parece, há muitos fins e podemos buscar alguns em vista de outros: por exemplo, a ...