sábado, 16 de outubro de 2010

Pobreza, Educação e Política só coisa " ruim" vichiiii!!!!

Política,Educação e Pobreza, existe alguma ligação entre essas coisas?


No bimestre passado vimos o que é política e o quanto ela determina a nossa vida.Vimos que no fundo todos somos políticos e que os rumos da cidade, do estado e do país pertencem a nós que escolhemos pessoas para agir em nosso nome.Nesse bimestre vamos analisar as consequências de nossas escolhas.Como um simples ato, o de votar , muda as nossas vidas- para melhor ou não.
As cidades ( Monte Alegre Serra Negra, São Paulo...), os estados ( São Paulo, Minas... e o país ( Brasil )são as representacões do Estado, que por sua vez é uma convenção, um acordo, que reune todos os cidadãos em torno das mesmas idéias, valores e leis.O Estado é governado pelas pessoas que escolhemos nas eleicões.O Estado sobrevive graças aos impostos e contribuicões de seus cidadãos.Esses recursos estão presentes em todos os produtos e serviços que consumimos e em todas as transacões comerciais existentes dentro da sociedade.Os recursos são administrados por nós,através de nossos representantes.
Por isso o nosso papel é participar ativamente da administração desses recursos.A isso da-se o nome de participação política.Há várias formas de se fazer isso: participando das reuniões das câmaras municipais, enviando emails periodicamente para os nossos representantes, entrando nos sites das câmaras federais e estaduais para ver as leis que estão sendo discutidas.Outra forma de participar é se manter informado é através de bons jornais e revistas, tomando sempre o cuidado de não acreditar em tudo que se ouve e se lê. Os jornais, revistas, e redes de televisão tem suas opções e escolhas, nem sempre o que se vê e se lê corresponde a verdade, o segredo é ter senso crítico e procurar vários meios de comunicação.Além disso a Internet é a melhor forma de se informar.Outra forma de participação política são as ongs, os grêmios estudantis e as associações de bairros.O que não falta são formas de acompanhar o que os nossos representantes estão fazendo.
A participação política da sociedade define os rumos que ela vai tomar.Se deixamos os nossos representantes fazem o que eles querem não nos cabe reclamar depois.É como o dono de uma empresa, de uma loja que não acompanha seu andamento e quando o negócio vai a falência ele começa a reclamar.
Será que tudo que lemos acima tem haver com a educação e a pobreza? Um amigo diz que cada povo tem a vida que merece.Cada um é aquilo que escolhe ser.Claro que isso é um exagero.Existem situações que as pessoas passam que não foram escolhas delas.Em algumas sociedades a desigualdade social não é culpa das pessoas.Porém, esse pensamento deve nos alertar para as escolhas que fazemos, tanto em relação à política, quanto a nossa vida pessoal.Vamos analisar o caso do Brasil e ver a relação que há entre educação, pobreza e política.
O Brasil é um país em que a desigualdade social é marcante- desigualdade social é o desequilíbrio na distribuição da renda, uns tem muito, outros pouco, alguns quase nada.Por que isso ocorre? Há várias formas de explicar isso, mas nós, ao invés de ficarmos procurando culpados temos que procurar formas de superar isso. É essa a proposta desse bimestre: procurar formas de vencer esse processo de desigualdade social. E a primeira forma de fazer isso é cada um fazendo a sua parte, vamos procurar entender isso.
A sociedade é formada por pessoas.A sociedade em sí não existe, o que existe são as pessoas.Então,para que a sociedade se modifique, cada pessoa tem que se modificar e, na medida do possivél, com seu exemplo, tentar modificar o meio onde ele vive.Esta provado que as mudanças verdadeiras são aquelas que ocorrem dentro de nós.Não há mudança verdadeira quando ela é forçada e feita no impulso ou por que ´´ todo mundo faz".
No caso concreto da desigualdade social, ela só deixará de existir quando cada um, cada pessoa em particular, tomar consciência de seu papel social, ou seja, quando cada um participar de forma ativa e consciente da vida política de seu bairro, sua cidade, seu estado, do país.Enquanto houver pessoas que acreditam em tudo que a televisão e os jornais dizem, sem procurar saber a verdade.Enquanto houver pessoas que votam nos Tiriricas da vida.Enquanto as pessoas acharem que é só votar e esperar no seu sofá que todas as coisas acontecerão, a desigualdade social existirá.Então a primeira coisas a fazer é participar ativamente do processo político.É atravez da política que os recursos para as áreas estruturais da sociedade a saber: saúde, educação, segurança, meio ambiente, emprego..., são liberados.
São os nossos representantes que decidem o que fazer com o dinheiro dos impostos que pagamos, ou seja, se nós não acompanhamos o que eles fazem, eles se acham no direito de decidirem da forma que quiserem.E depois não adianta reclamar, fomos nós que deixamos o nosso dinheiro nas mãos deles.O problema da pobreza pode ser resolvido quando os recursos públicos forem bem invertidos permitindo o acesso de todos a bens materiais e culturais, sem os quais o ser humano não consegue viver de forma digna.
Continuando na linha de que a sociedade somos nós e as mudanças acontecem de forma individual e interna, a desigualdade social, e por conseguinte a pobreza, só será erradicada com educação.Como foi dito acima a participação política permite acompanhar a distribuição dos recursos públicos e a boa distribuição desses recursos permite o acesso aos bens materiais e culturais.Entretanto não haverá participação política e nem acesso a bens culturais e materiais sem haver educação de qualidade.É só há educação de qualidade com investimento correto no setor.
Mas, por maior qualidade que a educação tiver, se as pessoas de forma concreta não a buscarem nada mudará.Haverá sempre os ricos e os pobres.Enquanto as pessoas não virem que a educação é a forma que elas tem de serem pessoas melhores e de transformarem suas vidas, as coisas continuarão como estão.Não haverá mudança enquanto os alunos vierem a escola só para passar de ano, para responderem a chamada, para copiarem textos e receberem o visto; isso qualquer topeira faz.O que se tem de fazer é vir a escola aprender.É procurar na Internet não só as redes sociais- que são boas , mas também os sites de cultura, política e educação.É deixar de assistir novelas e programas que denigrem a imagem do ser humano e que só servem para vender produtos fúteis e transformarem pessoas em outdoor ambulantes fazendo anúncio, de graça, para marcas que em sí não são nada, só nome.É isso que programas como pânico na tv, cidade alerta, marcia, e outros fazem com as pessoas.
O que procurei fazer nesse texto foi mostrar que a pobreza e a desigualdade social podem ser vencidas desde que as pessoas de forma consciente e concreta, procurem mudar suas atitudes em relação à educação e a política.Essas duas coisas estão intimamente ligadas a questão da pobreza.Onde há ignorância há pobreza. Onde há educação há cultura, valores e dignidade, pensem nisso!

55 comentários:

  1. bom esse texto mostra realmente um algo que esta acontecendo em nosso meio e muitas vezes nos perguntamos por que ?
    o por que da pobreza , o por que a desigualdade, o por que o Brasil esta desse jeito... mais a resposta que damos geralmente e que os políticos não sabem fazer nada e por isso que á todos os problemas que a na nossa sociedade... mais na verdade o Brasil esta assim por nossa causa, por nossa escolhas errada , atitudes que na vez de ajudar atrapalha...
    precisamos saber em quem votar , pois são eles que representaram nós.
    As pessoas só sabem reclamar com tudo , mas não toma nenhuma atitude.
    Cada um tem que se policiar , e vigiar e tomar cuidado com as decisões pois cada decisões errada pode gerar grandes conflitos....
    E isso !!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bom, tudo o que está escrito acima na minha opinião é quase tudo verdad .Em relação a política eu concordo plenamente, por que afinal de contas somos nós mesmos que decidimos o futuro do nosso país, e votando em ''tiriricas da vida'' o nosso país não vai para frente mesmo. A educação é um fator muito importante na vida de uma pessoa, pois é com ela que conseguimos ser alguém na vida, mais com tantas pessoas na escola querendo ir só para ''zuar'' fica difícil para os outros aprenderem, de quase quarenta pessoas na sala de aula apenas meia dúzia querem aprender realmente, essa é a realidade. A pobreza infelizmente é muito grande no nosso país e ainda mais com os políticos que só levam tudo na brincadeira a pobreza aumentou, pois os recursos, que nós mesmos pagamos para melhorar tudo, está sendo gastado (usado em coisas inúteis que não ajudam a população). Mas acredito eu, que para melhorarmos tudo isso não precisamos deixar de assitir os programas que gostamos, afinal não precisamos ser um robô que não ri de nada,precisamos descontrair..não precisamos só assistir programas de tv sérios, claro que é bom, mais tudo tem um limite assim como os programas de humor. Precisamos ter a conciência, não só uma pessoa, mais sim todas, por que ficar em casa navegando na internet em orkut, twitter, e outros sites, não vamos ajudar a melhorar em nada.

    Daiani Fernandes, 1º C

    ResponderExcluir
  4. Esse texto mostra que não devemos criticar os políticos,nós devemos mudar o nosso país!
    Mesmo que 'todos' façam igual, devemos fazer diferente e procurar soluções para a pobreza, política e educação.
    Mesmo sendo um país de muita desigualdade o Brasil
    e um pais de democracia,e devemos usá-la .. Pois nossas escolhas refletem em tudo e todos!
    Porque se eu escolher a pessoa errada, ela não fará mal somente a mim,e sim para o nosso país !
    Enquanto nos preocupamos com o nosso time e brigamos por isso, tem gente passando fome, gente sem condições de estudo, etc ..
    Devemos nós conscientizar e fazer diferente !

    ResponderExcluir
  5. entendi que tudo que esta escrido foi que não devemos criticar os politicos.
    Mais sim devemos mudar o nosso mundo,fazer a diferencia.
    Mais sendo que o Brasil tem muita desigualdade em politicos,podreza e educação.

    ResponderExcluir
  6. Por que no brasil existe tanta desigualdade ?

    Uma resposta concreta acho eu que nesse momento não existe,sera que os politicos tem toda a culpa ou o povo ? pessoas que não tiveram a oportunidade de um estudo digno ,não vão ser capaz de colocar alguem com eficiencia dentro da politica , alguem que fassa do Brasil um pais melhor , essas pessoas vão ser movidas pelos impulsos , vão fazer escolhas erradas ,achando que são certas , cada um de nós que tivemos a oportunidade de ter pelo menos um pouco do estudo que precisamos ,saberemos que o [tiririca não passa nada mais ,nada menos do que um humorista de televisão ] ele nessa eleição ele conseguiu nos provar que na politica existe muita injustiça ,como pode uma pessoa analfabeta conseguir se candidatar dentro dos politicos ? e não foi só isso que ele conseguiu nos provar ,com um milhão trezentos e cinquenta e três e oitocentos e vinte mil votos ele coseguiu se eleger deputado federal , ele nos provou que uma boa parte do povo não tem um estudo de qualidade para perceber que politica é uma coisa séria !
    Pobreza Edução e politica
    Com uma boa politica , a educação vai melhorar e se a "EDUCÇÃO" melhorar a pobreza vai diminuir ,a desigualdade pode sim acabarde uma vez por todas, pois a base do ser-humano é o estudo ,para que a desigualdade social acabe no Brasil devemos cada um de nós fazermos nossa parte, professores prepararem estudos de qualidade , alunos com boa vontade nas escolas , proficionias altamente celeciondos a dedo com boa vontade de ensinar , um bom passo para um Brasil melhor !

    Lucas c. barros 1ºC

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Quando pergunta oque há com o Brasil, imediatamente respondemos que são nossos políticos.Mas na verdade políticos somos nos , só escolhemos que nos representar.Certamente se escolhermos errado, nada vai ser bom. as pessoas deveriam pensar melhor nas conseqüências de votar no Tiririca. Com certeza quem vota no tiririca não teve uma boa educação, são ignorantes. Por isso as pessoas deveriam passar horas estudando se informando, para adquirir conhecimento. Para ocorrer mudanças no pais, cada um deve mudar se informar e ser sempre consciente.

    Fernanda, 1º D

    ResponderExcluir
  9. Com a falta de ‘educação’ vem a ignorância , e assim as pessoas votam sem conhecimento e os piores políticos são eleitos.As pessoas deveriam pensar melhor em quem votar, mais como ? se são ignorantes, não procuram se informar.
    Do que adianta julgar os políticos , se os culpados somos nos, e não fazemos de nada para melhorar isso. Devemos ser mais cultos estudar mais e pensar mais.

    lucas piffer 1 D

    ResponderExcluir
  10. eu entendi q nao podemos falar dos candidatos por q nao sao eles q escolen quem vai entra somos nos entao nos q somos politicos(serto q tem os candidatos vagal,corrupto e palhaço(tiririca).)entao para jugar os candidatos nos temos q ser criticos o bastante para q falomos mao dele ....




    LEONARDO APARECIDO DE LIMA 1ºEM C Nº22

    ResponderExcluir
  11. Eu acredito que o Brasil tem sim condições de ser um pais melhor para a sua população, basta apenas cada um olhar para o que estão fazendo com o seu direito de cidadão, parando assim de criticar um pouco e agir mais, assim nossos políticos teriam mais ações benéficas a nós.
    E uma das consequências que teriamos seria uma melhor educação, tendo mais pessoas instruídas, e uma sociedade preparada para escolher os seus governantes, a quem elas estão entregando os seus votos para o um futuro melhor.
    Agora se os políticos mudassem e a educação também, consequêntimente a pobreza mudaria junto, pois com pessoas mais conscientes, menos ignorantes, e sabendo bem o que querem de seu futuro e que ele seja melhor do que poderia ser, procurariam se empenhar mais, para que a sua realidade mudasse.
    Por isso acredito, que todos nós cidadãos, deveríamos ser mais engajados em relação a política do nosso país.

    Mayara Perondini.

    ResponderExcluir
  12. Para que nosso país possa melhorar nossa educação, primeiro nós temos que melhorar nossa política. De forma que a sociedade em si comece a participar mais dela, sabendo escolher um representante certo e acompanhá-lo.
    Como diz o texto só a educação pode erradicar a pobreza, então se nós não começarmos a mudar nosso jeito de fazer politica não vamos consegiur melhorar a nossa educação e acabar com a pobreza.
    Porque todas estão ligadas e se uma não melhora,nenhuma melhora.
    Por isso,eu acredito que o Brasil pode sim melhorar é só a gente fazer as escolhas certas.

    Fabiana Padavini

    ResponderExcluir
  13. esse texto mostra que não devemos jugar os politicos pois se eles estão lá é por causa nossa, pois somos nos qe vamos láe votamos e muia gente faz esse ato de votar como se fosse nd.mas pelo contrario o voto vale muito pois quem vai entrar lá e a pesso que var nos representar e tentar fazer o melhor por isso devemos colocar uma pessoa de confiança
    o brasil hoje é cheio de problemas sociasi entres outro...
    então devemos tomar uma atitude radical e o mais logo possivel se quisermos mudar tanto na parte educacional como na estrutural
    então vamos lá votar sempre com confiaça se dedicar ao maximo tanto nos estudo como em outras coisa e procurar a informa sobre a poilitca do nosso pais
    então é isso o futuro esta na nossas mãos

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Para o Brasil melhorar só depende da população,muitos pegam qualquer um votam e colocam la,depois ficam julgando,não adianta julga,foi a população mesmo que escolheu assim.A mudança do país só vai acontecer a partir da mudança de cada um.Antes de votar,procurar saber mais de cada candidato,e não apenas porque se simpatiza com um ir lá e votar nele,afinal o futuro do país está nas mãos da própria população.Não basta apenas você pagar seus impostos em dia,você também precisa saber o que está sendo feito com o dinheiro.Por várias vezes por consequencia de alguns, o país inteiro acaba sofrendo as consequências.
    O Brasil só irá melhorar quando os cidadãos começarem a participar do que os seus representantes fazem dentro das camaras municipais,prefeituras,etc.
    Se cada um fizer a sua parte teremos um país melhor

    ResponderExcluir
  16. Nós sempre culpamos os politicos por tudo de ruim que acontece em nósso país, dizemos que a culpa dos problemas da nossa sociedade são deles,mais se o político esta lá exercendo o cargo dele foi porque nós mesmo os colocamos lá.
    Nós devemos nos conscientizar mais na hora de votar, não adianta de nada votarmos nos '' tiriricas da vida'', e depois ficarmos reclamando pelas condições vividas em nosso país. Como diz o texto, nós deveriamos acompanhar mais nossos candidatos,pois acompanhando eles poderemos ver qual deles vai fazer a coisa certa.
    O texto diz que a eduacação pode acabar com a pobreza, pois se tivermos uma população mais instruída, teremos uma melhor escolha nas urnas.
    Mas o texto diz tambem que enquanto as pessoas não mudarem ainda haverão os ricos e os pobres.
    Então nós tambem devemos mudar, mudar na hora de votar, mudar se conscientizando no voto para que o nosso país siga progredindo, para que a realidade do nosso páis mude, e mude para melhor, pois nosso Brasil tem sim a condição de ser bem melhor para os seus habitantes.

    Jhéssica De Santi 1°C Clodoveu

    ResponderExcluir
  17. HÁ muitas maneiras da gente contribuir para melhorias em nosso pais uma delas investir parte educação e assim poderemos ajudar jovens de hoje em dia pensar no futuro. na parte da política a nos temos visualizar proposta todos de todos os políticos antes de tomarmos partidos políticos antes de tudo temos visualizar as proposta de quem haja em nosso município e depois disso sim tentamos resolver problema de nosso município ai sim poderemos ter vião futuro melhor da política e educação do nosso pais .em quanto pobreza com geração de estudo melhor para todos nosso pais dai podemos acabar pobreza o primeiro passo e juntar todos a hum os outros e assim por etapa resolvermos problema do nosso pais.... gilson francisco da silva barbosa 1°a

    ResponderExcluir
  18. Bom o texto mostra que existe ligação entre as palavras política, educação e pobreza e esta ligação é tão verdadeira que é a realidade do nosso país “BRASIL”, pois a sociedade brasileira elege ninguém mais do que o “TIRIRICA”.
    Então para que o nosso país melhore na educação e na pobreza precisamos melhorar a política, melhorar nossas escolhas porque os políticos somos nós, a sociedade é quem escolhe seu representante e não basta só fazer a escolha certa temos que acompanhá-los.
    Portanto acertando nossas escolhas acredito que possamos ter um futuro melhor, porque melhorando a política conseguintemente melhoramos a educação e a pobreza.

    ResponderExcluir
  19. O texto mostra que tudo está relacionado a política. Quando estamos votando em um candidato, estamos escolhendo nosso representante. São esses representantes que vão melhorar a educação, a pobreza, ou simplesmente não fazer nada. São eles que vão melhorar ou piorar o futuro do nosso país. Depois não podemos achar ruim, ou criticar por eles estarem lá, afinal, fomos nós que os elegemos. Por isso precisamos acompanhar, pesquisar sobre nosso representante, para não sair votando nesses "Tiriricas" da vida, e saber o que é melhor para o nosso país.

    Giovana 1º C

    ResponderExcluir
  20. Existe sim uma relação entre POLÍTICA,POBREZA e EDUCAÇÃO. A POLÍTICA é aquela que governa todo tipo de orgão público,comanda todas as ações do país. Porém, atualmente ela gera problemas, como a POBREZA e a EDUCAÇÂO(má educação. Hoje um jovem de periferia dificilmente terá acesso á educação de melhor qualidade, até porque infelizmente já existe um grande preconeito social em torno disso. Então,o jovem que vive na POBREZA e não tem a EDUCAÇÃO necessária acaba que, por não ter alternativas de bons empregos, entram no mundo do crime por más influencias. A POLÍTICA, então, por fim de combater a criminalidade reforça a segurança com todo o tipo de força armada cívil e militar. Então tudo é uma árvore que desencadeia em vários problemas sociais. O meio mais facil de solucionar esse problema real é reforçar a EDUCAÇÃO e dar oportunidade para as classes sociais mais miseráveis, a fim de terem uma boa educação e terem a chance de ter um trabalho digno como qualquer bom cidadadão que respeita os valores éticos e sociais.

    Clodoveu - 1ºC

    ResponderExcluir
  21. O mundo só tomara um rumo melhor quando cada um tomar conciência e fazer a sua parte em relação a sociedade. Eu acho que as pessoas não se incomodam com o rumo que a fila toma, tudo é normal. Devemos nos concientizar e fazer a nossa parte para vivermos em um mundo novo, temos que mudar nosso país, fazendo melhores escolhas políticas, sociais, etc.


    Amanda 1ºb Clodoveu Barbosa

    ResponderExcluir
  22. O texto pode falar claramente os problemas que a sociedade possui e que só poderá ser mudada se nossas atitudes fossem mais conciêntes. Reclamamos de que somos injustiçados por não termos condições de melhorar, de vencer a desigualdade que está cada vez mais abrangente, mas não nos damos conta de que somos nós que escolhemos se o país pode ser bom ou ruim. A pobreza, por exemplo só pode ser resolvida se os recursos públicos forem melhores porém, tudo o que fazemos é escolhermos representantes que não têm propostar para fazer com que tudo se transforme. Concluindo, se houver discernimento na mente das pessoas para mudar a atitude de si mesmo, seremos representados de forma justa.


    Lilian A. Gonçalves 1º B
    Clodoveu Barbosa

    ResponderExcluir
  23. Nós temos o costume de nos conformarmos com o que temos, e como se não bastasse ainda reclamamos que "os políticos" não fazem nada para melhorar a nossa situação. Mal sabemos, que só NÓS PODEMOS MELHORAR A NOSSA VIDA, por meio da eleições.É neste momento que iremos escolher o nosso representante, a pessoa que terá a nossa atitude, o nosso caráter... E a falta de conhecimento da população, geralmente faz com que os mesmos votem na pessoa errada. Um atitude errada que pode ser melhorada, através da EDUCAÇÃO. Só com educação podemos mostrar para essas pessoas, que elas possuem a "rédia" da vida e que podem mudar o rumo dos nossos recursos. Então teremos uma vida melhor!

    Ranieri Mozer Xavier 1ºB Clodoveu Barbosa.

    ResponderExcluir
  24. Ler esse texto me fez pensar naquela historinha que a professora contou na 4ªsérie:
    “O passarinho que sozinho tentou apagar o fogo na floresta”.Nós sempre esperamos que os outros façam para que façamos também, sempre justificamos nossas faltas com a desculpa de que “se ele não faz porque eu vou fazer?”. Raramente paramos pra pensar que a mudança começa em nós mesmos, que temos de mudar para darmos o exemplo, para que não nos usem de desculpa para que não façam , não mudem e não melhorem.No texto foi citado o fato do candidato Tiririca ter sido eleito, e nos faz pensar que espécie de pessoa votaria em homem que usa como bordão a frase “Vote no Tiririca, pior que ta não fica?”.Por falta de educação,essa seria a resposta, ou, apenas pelo fato de já ter desistido do nosso país?
    Temos que lutar pelo que realmente achamos o melhor para o Brasil, crermos que uma gotinha de água faz toda a diferença em um incêndio e que se realmente quisermos podemos mudar muita coisa, inclusive a nós mesmos porque depois de superarmos a nós mesmos não há nada que não possamos superar.
    Paula Maciel 1° EM-D n°25

    ResponderExcluir
  25. Esse texto diz claramente sobre a vida, que contruímos atraves de nossas escolhas; por isso escolher bem , faz a diferença,naum vale a pena votar em uma pessoa, só poq ela eh famosa, ou pq todos falam bem e tbm votarão, temos q votar com consciencia, porque o mundo depende de todos pra se tornar, um mundo melhor

    Franciele Moura Fagionato 1ºB
    "Clodoveu Barbosa"

    ResponderExcluir
  26. Acredito que haja relação entre essas três coisas. Mas primeiramente tudo começa por nós, os cidadãos. Pois quando chega na época de eleição, somos nós quem escolhemos como será a nossa sociedade durante quatro anos. É importante saber a trajetória desses candidatos e saber se são ou não honestos e o que farão com o nosso dinheiro. Como o professor disse muitas vezes, somos nós quem escolhemos alguém para nos representar, alguém que saiba assumir uma enorme responsabilidade, como se você fosse representar.
    Então vem a questão da pobreza: dependendo de como for o poder de um candidato ele poderá reduzir os impostos, melhorar salários, condições de mercado de trabalho e bons investimentos para melhorar a vida da sociedade. Já a educação, não baste que só a política traga o nosso certificado final, isso também depende da capacidade e vontade de cada pessoa. Ela precisa aprender para poder conseguir um ótimo emprego e ter boas condições de vida... Essa é a minha opinião.

    Douglas Henrique,
    1ºC - Ensino Médio.

    ResponderExcluir
  27. o mundo só melhora , se o ser humano melhorar junto ;D ~difiiiciil, pessoas cada vez piores '--

    1ºA *-*

    ResponderExcluir
  28. Primeiramente concordo com o professor,penso exatamente como ele,assim como foi dito,nós mesmos somos os políticos e escolhemos alguém para nos representar, é como se você escolhesse alguém para viver sua vida em seu lugar, tudo o que a pessoa fizer, na verdade foi feito por você, ou seja, a responsabilidade cairá sobre si mesma. Mas a política, educação e pobreza quer nos dizer que saibamos o que estamos fazendo que pensemos antes de fazer algo, pois não importa a condição social, todos temos o direito de escolher alguém para melhor nos representar.
    A desigualdade social é outro fator que deve ser tirado do nosso vocabulário, pois todos somos iguais. Não posso esquecer de dizer que os jovens de hoje não levam a sério o estudo não se importam com nada e acham que a vida é apenas uma brincadeira, como ouço muitos dizerem é através dos estudos que seremos alguém na vida.
    Bom; acho que assim como o texto fala devemos além de estudar muito, deixar de lado a desigualdade social e começar a viver sua vida por si próprio, pesquisar e saber escolher alguém que você saiba que irá representar melhor o seu país.

    Thainá Elisa,
    1ºC - Ensino Médio.

    ResponderExcluir
  29. o texto diz a respeito do desigualdade social que existe em nosso país. Essa desigualdade existe por que não escolhemos representante que saibam fazer escolhas que irão trazer melhorias para que a pobreza acabe.
    Se houvesse educação, o povo em geral saberia buscar melhor conhecimento dos representante que regem nosso país.
    Bruna de Lima 1º B Clodoveu Barbosa

    ResponderExcluir
  30. O que nós somos determina o que nossos representantes farão com o nosso país. Ao votar com responsabilidade indicamos uma melhora para sociedade, ou seja, as pessoa tem que utilizar seu conhecimento critico e participar ativamente da politica para quea sociedade em si faça com que a pobreza e a desigualdade social seja exterminadas.

    jéssica da conceição(lika)1ºb
    Clodoveu barbosa

    ResponderExcluir
  31. O Brasil é um pais com muita desigualdade social, pobreza... Mas, tudo isso tem solução, temos que nos consientizar de que com o nosso voto a nossa vida pode melhorar e não votar em qualquer candidato, temos que avaliar seu histórico pois ele será nosso reprezentante. Com a educação Brasil pode mudar!

    ResponderExcluir
  32. o texto nos relata sobre a política e a desigualdade social.Os representantes nos fornecem um meio para administrarmos os nossos recursos,que por sua vez somos nós mesmos que somos os políticos ... Porisso temos que escolher os candidatos certo e votarmos concientes !!!
    Assim podemos ter um Brasil melhor.
    Ivonete Gomes da Silva 1ºB Clodoveu Barbosa

    ResponderExcluir
  33. Sim a politica, educaçao e pobreza existe relaçao. Não diretamente e sim imdiretamente pois com a educaçao os cidadoes saberiam votar e sabendo votar iria colocar alquem que sai adiministrar o pais decentimente e nao teria tanto corrupicao e assim ira ser melhor distribuida a verba arrecada pelo pais e ira melhorar o pais concideravalmente.
    Clodovel Barbosa

    Diogo Moreira

    Nº07

    serie:1ºB

    ResponderExcluir
  34. Pra que as pessoas vivam bem, é necessário divulgar sobre a relação entre Pilítica, Educação e Pobreza, pois nem todos tem conhecimeno sobre o quanto esse assunto é importante.
    Temos que tomar conciência sobre isso e fazer com que o mundo viva melhor, numa situação de vida boa, sem desigualdade social.

    Jaine Simeão Fanti.

    1ºb - Clodoveu Barbosa

    ResponderExcluir
  35. Para que nosso país possa melhorar nossa educação, primeiro nós temos que melhorar nossa política. De forma que a sociedade em si comece a participar mais dela, sabendo escolher um representante certo e acompanhá-lo.
    Como diz o texto só a educação pode erradicar a pobreza, então se nós não começarmos a mudar nosso jeito de fazer politica não vamos consegiur melhorar a nossa educação e acabar com a pobreza.
    Porque todas estão ligadas e se uma não melhora,nenhuma melhora.
    Por isso,eu acredito que o Brasil pode sim melhorar é só a gente fazer as escolhas certas.

    ResponderExcluir
  36. Sim tem tudo haver uma coisa com a outra, pois com a politica resolvemos o problema da pobreza e da educação
    Estado somos nós, se nós participarmos através dos nossos representantes de tudo o que acontece lá, podemos de uma forma resolver de uma vez por todas os problemas de nosso país, é claro se todos participarem.
    Um deles é a desigualdade social ( pobreza) uns tem muito e outros nada. Educação também esta ligado a isso.


    Patricia Moraes. 1°A

    ResponderExcluir
  37. O texto pode falar claramente os problemas que a sociedade possui e que só poderá ser mudada se nossas atitudes fossem mais conciêntes.
    temos que escolher os candidatos certo e votarmos concientes !!!
    Assim podemos ter um Brasil melhor.


    Cleverson 1°C

    ResponderExcluir
  38. A desigualdade social é um problema que afeta atualmente a maioria dos países, mas principalmente os países menos desenvolvidos. Isso se dá pela distribuição desigual de renda de um país. A desigualdade social vem acontecendo em todos os países e o Brasil é o oitavo país que tem o maior indíce de desigualdade social e econômica no mundo.
    Mas a educação é que garante a qualidade da politíca de um país , pois com um povo mais consciente , candidatos melhores serão eleitos e por consequência melhorar o país, conseguindo acabar com a pobreza do país.Por isto temos que pensar muito bem e nos informar daquela pessoa que estaremos votando , pois esta pessoa ira nos representar la fora , ou seja , está pessoa e como se fosse nós mesmo.


    Luan Oliveira 1ºC

    ResponderExcluir
  39. Bom tudo isso serve para refletirmos e pensar se esse é o mundo que queremos para os nossos filhos no futuro???. Bom temos que tentar combater agora a desigualdade social pois depois pode se tarde demais!!
    As pessoas de hoje não estão se importando com nada como: pobreza, desigualdade social, preconceitos entre outros.
    Isso só mostra que nos estamos cada vez nos importando menos com os proximos e isso não faz bem pra ninguem e prejudica a nós mesmos.
    Bom é essa a minha opinião.

    Dani Barbezan
    1ºB Clodoveu

    ResponderExcluir
  40. As cidades, o estado, o país, na verdade não existem, o que existe somos nós, cidadãos e responsáveis por tudo o que acontece nessa convenção chamada Brasil.
    As pessoas estão habituadas a julgar os políticos, falar que nosso país está uma porcaria, votar em qualquer pessoa pois acham que não existem bons políticos, mas a realidade é que se o nosso país está ruim a culpa são dos próprios brasileiros desleixados que colocam qualquer pessoa para os representar e acham que tem o direito (ainda por cima) de reclamar.
    O fato é que o Brasil só vai mudar quando a sociedade cair na real e se modificar ,e para a sociedade se modificar exige-se a participação de cada um de nós, que devemos mudar, afinal de contas, nós somos os políticos e somente nós temos o poder de erradicar tudo que há de ruim, transformando em coisa boa e produzindo frutos.
    Existem bons políticos, para descobrirmos basta procurarmos. A internet é um bom lugar para se achar e atravéz de um olhar crítico, a televisão também. Devemos saber em quem votar e não vender nosso voto, porque fazendo isso estamos sendo sujos e desrespeitando a nós mesmos.
    A partir do momento em que a sociedade mudar, os problemas sociais vão se resolver, a desigualdade social e a pobreza não vão mais existir. Podemos participar também da vida política, de várias maneiras, só depende de nós procurar saber o que nossos representantes estão fazendo por nós e com o nosso dinheiro de impostos que por sua vez deveria ser destinado a combater vários problemas sociais e um dinheiro bem aplicado poderia terminar com a desigualdade social e assim não haveria mais a diferença entre ricos e pobres. Olha que beleza!
    A educação entra em ação quando é necessário formação, para que as pessoas não sejam tapadas quaisquer que votam no tiririca e na mulher pêra, investimentos políticos em uma educação de qualidade afim de tornar à todos conscientes de seus atos.
    Só haverá mudança se cada um de nós pensarmos e agirmos conscientemente, uma pessoa sem consciência não é tão responsável por seus atos e pensamentos negativos quanto uma possuidora.

    Nome: Geiza Couto Policarpo Ribeiro.
    Nº10
    1º ano B
    EE Prof. Clodoveu Barbosa

    ResponderExcluir
  41. Obs. Liliane disse:
    Na realidade quando colocamos o representante para tomar as decisões, sempre quando eles aprontam, reclamamos, mas a culpa é nossa. Muito se fala na pobreza, mas pouco se faz.
    Quando elegemos um político para nos representar, colocamos qualquer um. Só basta fazer uma palhaçada, ou graça de qualquer tipo, que ganha o voto do povo, temos que ter consciência do que estamos fazendo.
    É preciso de educãção para que as pessoas aprendam fazer suas escolhas e eleger políticos bons que podem resolver o problema da desigualdade social.

    Liliane Ap. Panegassi
    1ºB Clodoveu

    ResponderExcluir
  42. por que da pobreza , o por que a desigualdade, o por que o Brasil esta desse jeito ? mais a resposta que damos geralmente e que os políticos não sabem fazer nada e por isso que á todos os problemas na nossa sociedade... Como diz o texto só a educação pode erradicar a pobreza, então se nós não começarmos a mudar nosso jeito de fazer politica não vamos consegiur melhorar a nossa educação e acabar com a pobreza.Concluindo, se houver discernimento na mente das pessoas para mudar a atitude de si mesmo, seremos representados de forma justa

    Ana Caroline N° 03
    1°C

    ResponderExcluir
  43. Com a leitura deste texto podemos ver que nós fazemos nossas proprias escolhas.Podemos notar tambem que existe muita desigualdade em nosso pais. Eu Acredito que para mudar nosso pais pra melhor temos, que ter a cabeça no lugar na hora de escolher nosso representante porque é ele que vai ajudar a melhor as condições destas pessoas consideradas pobres ....


    LUI§ F£LIP£... Nº21 1ºB

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Obs. Maísa disse:
    Nós escolhemos os nossos representantes. Quando eles fazem alguma coisa errada, achamos ruim e nós é quem estamos errados porque colocamos eles lá.
    Nós precisamos escolher bons políticos para melhorar o país.
    Temos que usar a educação para poder votar em políticos bons para eles investir as verbas para acabar com a desigualdade social.

    Maísa Silveira Cezar
    nº 22
    1ºB Clodoveu

    ResponderExcluir
  46. vejamos que se o brasil naum vai pra frente
    naum tem uma boa educação e o indice de pobreza esta auto ! a culpa é nossa os brasileiros jogao o voto no lixo votam por exemplo pro tiririca agora vai a pergunta o que ele vai fazer de bom pra gente se nem le e escreve ele sabe? pois é o brasil so não é melhor que os estados unidos por que povo americano pensa no seu futuro participa de uma vida social e agente os brasileiros colacam um humorista pra ser deputado a unica coisa que ele vai fazer é cantar florentina! vanessa leme 1b n 38 jovino silveira

    ResponderExcluir
  47. Sobre o aborta existem casos com por exemplo: a gravidez inesperada, so totalmente contra o aborto, pois hoje em dia existem tantas formas de se prevenir; agora casos com abusos sexuais eu sou a favor do aborto, pois a mulher q sofre isso vai sempre lembra e ter raiva da criança.

    Sobre a eutanasia também sou contra, pois não temos direito de decidir por uma pessoa, todos temos direito de escolha, pois enquanto há vida há esperança!

    Sobre a clonagem humana sou contra, pois não vejo porque criar um clone humano, não tem sentido, pois se tiver um pensamento pequeno até seria bom póis mandariamos os clones pra fazer as coisas mais chatas como trabalhar ir a escola etc.. mas não seria bom com o passar do tempo, pois somos únicos!

    Paula Alvani n 33 2 col B Dr Jovino Silveira

    ResponderExcluir
  48. Quando o povo vota e escolhe um representante, ele está escolhendo aquele que vai governar, fazer escolhas por nós e nos representar.Se nao escolhermos bem, esses representantes nao farão sua parte, cuidando da educação do país e fazendo com que se diminua a pobreza! Cabe anós cobrar os nossos direitos e cumprir com nossos deveres de cidadãos exigindo dos políticos para que tomem providencias acerta da probeza, educação entre outros problemas da sociedade!
    Gabriela Souza 1 b jovino silveira

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Sempre nós culpamos os políticos por todas as tragedias que acontecem no nosso país,ou seja todos os problemas ou todas as outras coisas ruins que acontecem é por eles,mas temos que entender e ficar bem ciente que eles apenas estão lá hoje porque nós mesmos os ajudamos eles a estar la exercendo esse cargo de pulítivo,e não devemos votar em "tiriricas" e depois ficarmos nos queichando da nossa propria escolha e de como anda a situação do nosso país.Deveriamos prestar atenção na ficha do candidato que queremos votar e saber de cada proposta que ele tem a nos oferecer.
    Como diz no texto enquanto as pessoas não ver que a educação é a melhor forma que tem de transformé-los em pessoas melhores e uma vida melhor iram continuar como estão hoje em dia.
    O texto também diz que inquanto as pessoas não mudarem ainda continuará os ricos e os pobres.Não so as pessoas nos todos devemos mudar no voto e na decisão,para que nosso país siga em frente ou seja progredir cada veiz mais para melhor.

    Maria Eduarda 1ºC nº26 Jovino Silveira

    ResponderExcluir
  51. Nós sempre colocamos a culpa dos problemas vividos na sociedade nos politicos,mais quem os elegeu fomos nós mesmo.
    As pessoas deveriam se conscientizar mais na hora de ir as urnas, pois se nós escolhermos um político que por exemplo seja um '' Tiririca'' não irá adiantar de nada reclamar depois.
    Se fizermos uma boa escolha na hora de votar, não precisaremos nos lamentar com problemas, pois os políticos competentes sempre estarão dispostos a resolver problemas.
    Por isso penso que a própria sociedade pode ajudar a solucionar problemas, participando mais da política do nosso país,pois somos nós quem sabemos do que estamos precisando,e axo que o Brasil tem sim a condição de se tornar um país bem melhor do que ele está nos dias atuais.

    Nathalia Benete 1°C. Clodoveu

    ResponderExcluir
  52. As pessoas tem a mania de criticar os representantes do nosso país pela coisas de errado que acontecem, mas elas não param para pensar que a culpa é somente delas,pois foram elas que colocaram aquelas pessoas para tomarem decisões por nós, e na maioria das vezes as escolhem sem siquer pensar com coerência.
    Eu concordo plenamente com oque o texto diz,que é a verdade, verdade que muitos não querem enxergar, e por isso que o país não caminha como deveria,porque as pessoas não escolhem quem vão representalos com seriedade, coerência,e inteligencia mas votam em "tiriricas" para representalos, e quando estão em uma situação ruim botam a culpa nos governantes, mas a culpa é deles, pois foram eles que os escolheram.

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  55. Podemos dizer que a Politica está ligada a Educação, e a educação a pobreza, pois os Politicos se implantarem professores capacitados nas escolas e um ensino de qualidade, teremos um otimo estudo, e logo depois, bons profissionais com ótimos salarios, assim podemos ivitar a pobreza, mais se os politicos que nós elegemos não implantarem uma educação de qualidade os jovens não conseguiram aprender, logo não serão bons profissionais, tendo um baixo salario, assim entrando na pobreza.
    Mas tudo isso não depende apenas do que os politicos irão implantar. Todos devem ter força de vontade, isso que acontece hoje em dia na maioria das escolas... O aluno que se esforça na escola e em seu emprego dependendo do jeito que seja, será um ótimo profissional no futuro.

    Matheus Sanches 1° C

    ResponderExcluir

Virtudes e Felicidade em Aristóteles

Felicidade e Virtude em Aristóteles Como, ao que parece, há muitos fins e podemos buscar alguns em vista de outros: por exemplo, a ...