terça-feira, 15 de abril de 2014

A Cultura de Massa

A Cultura de Massa
           
Cultura de massa é a produção em serie de produtos culturais para um publico determinado. Massa da uma idéia de conjunto, de unidade, de multidão. O objetivo da cultura de massa é atingir o maior numero de pessoas possíveis. Esses produtos culturais não têm como preocupação a formação intelectual, moral, afetiva das pessoas. Tampouco se importam com a qualidade, o que importa é atingir os seus objetivos: dar audiência, que por sua vez atrai anunciantes, que vendem seus produtos etc.

Esta cultura é hipnotizante, entorpecente, indutiva. Ela é introjetada no ser humano de tal forma, que se torna quase inevitável o seu consumo, principalmente se a massa não tem o seu olhar e a sua sensibilidade educada de forma apropriada, e não tem acesso a outras formas de cultura. Do contrário, com os apelos desta indústria, personificados principalmente na esfera publicitária, principalmente aquela que se devota sem pudor ao sensacionalismo, é quase impossível resistir aos sabores visuais da avalanche de imagens e símbolos que inundam a mente humana o tempo todo. Este é o motor que move as engrenagens da indústria cultural e aliena as mentalidades despreparadas.

A ignorância do povo é o que move essa indústria. As pessoas consumem esses produtos achando que não as influencia.Que não faz mau algum.Mas o resultado vemos na sociedade atual: pessoas que não sabem falar corretamente, que não se interessam em política, educação... que não possuem valor moral algum. Que saem por ai repetindo, como  animais irracionais, os bordões criados pelas novelas e os programas de humor.Ex: ´´ Ronaldo!!!´´ ou ´´ Pedala Robinho´´... Enquanto a corrupção toma conta do pais, enquanto a fome, a ignorância, a violência, a falta de transporte público de qualidade, a falta de atendimento à saúde se agrava; o importante é saber o que acontece na novela, o importante é que tem baile funk... Nos contentamos com lavajem... mas deveríamos querer as pérolas ( Racionais Mcs).

O que a primeira vista poderia ser uma coisa boa, que é a ampliação da cultura ou o maior acesso da população aos bens culturais, se transforma em uma coisa ruim. O fato de muitas pessoas assistirem a um filme ou uma novela, ouvirem musicas numa rádio ou no MP3...não significa que elas estão tendo acesso à arte, à cultura.Se por arte entendemos a forma que os homens tem de se expressar de forma, racional criando uma linguagem que agrada aos sentidos e a imaginação,e que, essa forma de expressão possui uma significação, ou seja, um conteúdo, um significado, será que podemos chamar de arte certos programas de TV, músicas e filmes que vemos e ouvimos??? Será que arte é isso que esses programas mostram? E se isso não é arte, por que as pessoas assistem ou ouvem?  

Será que estamos deixando de ser humanos e estamos sofrendo uma espécie de retardo mental-cultural. Será que voltaremos aos estágios iniciais da evolução? Será que voltaremos a fazer as nossas necessidades fisiológicas no meio da rua? Será que voltaremos a tratar as mulheres como fêmeas ( vendo só um pedaço de carne que serve para ser “ comida” )? Será que as mulheres voltarão a ser somente fêmeas que servem (sexualmente) aos machos? Será que voltaremos a matar, somente para ter a posse de um objeto, (carro, tênis, celular)? Será que voltaremos a nos curvar diante de ídolos como os povos primitivos; deixando para trás os avanços culturais, científicos- tecnológicos que fizemos? Será que paramos de evoluir? E agora, o que fazer? Filosofemos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Virtudes e Felicidade em Aristóteles

Felicidade e Virtude em Aristóteles Como, ao que parece, há muitos fins e podemos buscar alguns em vista de outros: por exemplo, a ...